30/11/2021 - NOVENA DE NATAL 2021

NOVENA DE NATAL 2021

A Novena de Natal 2021 já está pronta! Ela foi elaborada dentro do contexto desse segundo ano de pandemia, no qual choramos a morte de milhares de pessoas e, ao mesmo tempo, esperamos ansiosos pela imunização de toda a sociedade. Neste ano, em que o Papa Francisco proclamou o “Ano de São José”, demos um destaque especial a este santo que, no silêncio e na humildade, passou por crises e desafios, mas não desanimou e nem perdeu a fé.

Os encontros aproximam o mistério da Encarnação da realidade em que vivemos, afinal, o Natal acontece, a cada ano, no momento presente da nossa vida. Jesus vem até nós onde estamos e como estamos! Pensando nisso, os encontros foram elaborados de forma que possam ser realizados tanto presenciais, quanto remotos, em família ou com a comunidade. Até mesmo as dinâmicas, que são opcionais, podem ser desenvolvidas mantendo todos os protocolos sanitários, quanto a prevenção do Coronavírus.

Os encontros da Novena de Natal 2021: “Com o coração de pai: José amou a Jesus” são revestidos pela espiritualidade do Advento e inspirados nas reflexões do Papa Francisco para o Ano de São José, descritas na Carta Apostólica Patris Corde. Eles trazem:

– Linguagem de fácil compreensão;
– Leitura Orante da Palavra de Deus;
– Propostas de partilha de vida;
– Dinâmicas, que são opcionais;
– Testemunhos da Novena de Natal de 2020 e da realidade da pandemia;
– Mensagens do Papa Francisco narradas por bispos do Paraná;
– Proposta de gestos concretos;
– Desenhos bíblicos para serem coloridos pelas crianças durante os encontros.

Além disso, cada livrinho da Novena traz um panfleto com a imagem da capa para ser fixado na porta da casa de cada família e, a cada 100 livros, um cartaz para a Paróquia, Comunidade ou Capela.

Esperamos que a Novena de Natal seja ocasião para fortalecer e reanimar na fé as nossas comunidades e famílias, a fim de que possam celebrar o Natal com alegria!