Formação para leigos

Dando seguimento a uma série de iniciativas voltadas a colocar a Igreja de Maringá “em estado permanente de missão” – no dia 14.10.2012 – reuniram-se no Auditório Dona Guilhermina de Maringá, 120 lideranças (em sua maioria leigos e leigas)  para refletir sobre o tema: Papel do leigo na formação de uma paróquia verdadeiramente missionária

O encontro foi coordenado pelo Padre Emerson Carvalho, diretor do Comidi de Maringá e estudou os seguintes assuntos:

... a necessidade de uma conversão permanente das pessoas e das comunidades que queiram ser missionárias;

... passar do modelo de cristianismo “religioso” para o modelo “samaritano”;

... atenção aos apelos que nos vêm do mundo que sofre:

“São vocês, os cristãos, os que estamos esperando para resolver nossos problemas, ou temos que recorrer a outros?”

A reflexão foi orientada pelo Pe. Sávio Corinaldesi, das Pontifícias Obras Missionárias. Embora com sua agenda cheia, o arcebispo, Dom Anauar Batisti, se fez presente para renovar seu decidido apoio à abertura missionária da sua Igreja e do seu povo.

Um rápido levantamento do que já está sendo feito na diocese colocou  em evidência numerosas iniciativas que fazem muito bem esperar da caminhada desta Igreja.

O que estamos fazendo?

• visitas nas famílias
  • incentivo dos padres para a pastoral trabalhar no acolhimento principalmente a grupos de reflexão
  • através de fichamento, acolhimento e motivação dos grupos de reflexão e eclesiais de base
  • trabalhos em assistência à família, na palavra e nas necessidades
  • missões nas casas;
  • missões com jovens nas casas
  • missionários enviados à Guajará Mirim
  • Acolhida aos casais em segunda união
  • Novena missionária
  • contribuição material
  • Visita missionária
  • infância missionária
  • Valorização da Palavra
  • Terço na Matriz e na praça
  • Levar Eucaristia ao doentes;
  • Visibilidade na Liturgia;
  • Formação missionária em algumas paróquias da diocese.
  • Visitas missionárias em varias paróquias da diocese.
  • levantamento da realidade
  • acolhimento das famílias que chegam na comunidade
  • busca do trabalho em conjunto com demais pastorais e momentos
  • ações evangelizadoras feitas com padres, irmãs, leigos e seminaristas fazendo formação