Santo Terço

Rezem o Terço todos os dias

No dia 16 de Outubro, Sua Santidade o Papa João Paulo II ao comemorar o 24º aniversário de Pontificado, proclamou através da Carta Apostólica Rosarium Virginis Mariae o Ano do Rosário: de Outubro de 2002 a Outubro de 2003, e anexou os "Mistérios Luminosos", as orações do Santo Terço. Irmã Lúcia, única sobrevivente das Aparições de NOSSA SENHORA em Fátima, no livro "Apelos da Mensagem de Fátima", dedica muitas páginas ao pedido da VIRGEM SANTÍSSIMA: "Rezem o Terço todos os dias". Esta recomendação nossa MÃE SANTÍSSIMA a repetiu em todas as Aparições, suplicando a humanidade que rezasse o Terço, que não se preocupasse somente com o trabalho. Este fato pode levar-nos a conjeturar: Qual terá sido o motivo porque NOSSA SENHORA nos mandou rezar o Terço ou Rosário todos os dias, com tanta insistência, e não nos mandou irmos participar da Santa Missa todos os dias? Sem considerarmos o valor da Santa Missa, que é incomensurável por ser a Oração mais completa, ela é o memorial da Vida, Paixão, Morte e Gloriosa Ressurreição do SENHOR JESUS, a resposta é simples e compreensível: Ela nos convida a rezarmos o Terço ou Rosário diariamente, porque DEUS é um PAI amoroso, repleto de misericórdia e bondade. Se por meio de NOSSA SENHORA ELE nos pedisse para todos os dias participarmos da Santa Missa, por certo haveria muitos que iam apresentar motivos, para justificar a ausência, dizendo que para eles não seria possível. Ao contrário, a oração do Terço é acessível a todos: pobres, ricos, sábios, ignorantes, homens, mulheres, jovens, grandes e pequenos. Todas as pessoas de boa vontade, podem rezar o Terço ou Rosário tanto na Igreja diante do Santíssimo, como no lar, em família ou sozinho, no quarto, no trabalho, no transporte e até na rua. O horário também não importa se ele vai ser rezado pela manhã, a tarde ou a noite. Por isso mesmo, todos, sem exceções, estão convidados a reza-lo, inclusive aquelas pessoas que tem a possibilidade de freqüentar a Santa Missa diariamente; elas também, não devem descuidar da reza do Terço ou Rosário. Bem entendido, num outro horário apropriado durante o dia, não naquele exato momento em que tomam parte na Santa Missa. A meditação dos Mistérios do Rosário nos transporta para junto de DEUS e de nossa MÃE SANTÍSSIMA, revestindo o espírito de confiança e tranqüilidade, revigorando a disposição e estimulando a vontade, além de proporcionar uma agradável alegria interior. Aos que dizem que o Terço é uma prece antiquada e monótona, devido à repetição das orações que o compõem, seria bom que eles recordassem que na vida tudo acontece numa continua repetição dos mesmos atos. DEUS quis assim! Para vivermos, aspiramos e expiramos o ar dos pulmões sempre do mesmo modo; o coração bate continuamente no mesmo ritmo; o sol, as estrelas e todos os astros, seguem rigorosamente a sua trajetória durante os séculos; o dia sucede à noite, ano após ano, do mesmo modo; as plantas brotam na primavera, cobrem-se de flores, dão frutos; enfim, tudo na vida obedece a um ritmo, funcionando em perfeita sintonia com a Vontade de DEUS! Entretanto, nunca ninguém disse que isso é monótono! E realmente não pode dizer, porque tudo isso é parte da maravilhosa Obra Divina. Pois bem, na vida espiritual também é assim, temos a necessidade de repetir continuamente as mesmas orações, os mesmos atos de fé, de esperança e caridade, para termos vida em plenitude, visto que a nossa vida é uma continuada participação na Vida de DEUS. Rezar e pedir sempre não significa imaginar que desconfiamos da bondade Divina, que estamos recordando ao SENHOR para que ELE não se esqueça de nosso pedido. Não! Não é assim! Ao contrário, repetir a oração é gesto de humildade, e de muita confiança. É ter a certeza de que DEUS é tão bom, que apesar de nossos muitos pecados, ELE aceita aquele insignificante sacrifício de repetir orações, como se fosse uma grandiosa e eloqüente demonstração de nosso amor. Assim, os que rezam diariamente o Terço, são como filhos carinhosos que todos os dias dispõem de alguns minutos de seu tempo para visitar o seu PAI, para LHE fazer companhia, manifestar-LHE gratidão por tudo o que ELE nos proporciona. E também é o momento para nos colocarmos a disposição DELE, recebermos os conselhos Paternos e a orientação necessária a nossa existência. Alguém poderia dizer: mas como isto é possível se não vemos DEUS? Não vemos o CRIADOR com os olhos da carne mas sempre podemos ouvi-LO e enxerga-LO com os ouvidos e os olhos da alma. E assim, no momento de nossas orações, devemos pedir ao SENHOR a benção Divina, porque ela guardará nossa vida e encherá o nosso espírito com graças e virtudes, a fim de destemidamente continuarmos com a missão que ELE mesmo nos confiou. Isto porque, naqueles minutos maravilhosos de orações, acontece o precioso e inefável intercâmbio de amor, unindo a criatura ao CRIADOR, promovendo a união do filho ao SANTO PAI e do SANTO PAI a todos os seus filhos. E o SENHOR sempre repleto de bondade, derrama torrencialmente o seu infinito Amor no interior do coração daqueles que buscam a sua carinhosa e paternal proteção.